Enfim, nós.

O papel básico da publicidade é pegar esse propósito todo criado pelo Marketing, que vimos no post anterior, transformar em mensagem e fazê-la chegar no público. Por isso, enquanto o Marketing ainda adota o paradigma de público-alvo, a publicidade adota o de preferencial, em que a comunicação é uma via de mão dupla, interativa, com direito de resposta….

Como disse no primeiro post: a publicidade é aquilo que faz mostrar o copo meio cheio, que direciona o seu olhar e sua decisão para um determinado aspecto.

Em síntese, o que a publicidade faz é criar mensagens e estratégias para transformar sua mensagem em algo tangível para o público. Cria estratégia e briefa a equipe de redação, design,TI, SEO e SEM. Acontece, como veremos adiante nesta série, isso não é tão simples nem tão banal quanto parece.

As principais áreas da publicidade

Não vou alongar muito. Existem algumas partes complexas, como arte final, tráfego e produção que não cabem aqui. Vamos falar simples e basicamente – de maneira bem resumida – dos três pilares básicos: atendimento, planejamento e criação;  

Atendimento: o cliente na agência. O papel do atendimento é ser o seu contato na agência. Ele é o cliente na agência e a agência no cliente. Enquanto o marketing é o lado do cliente na ponte, o lado a agência é o atendimento

Planejamento: dados, pesquisas e análises. A palavra é estratégia. Você cria as estratégias, ações, os briefings, cruza os dados, analisa tudo e sai com um conceito criativo.

Criação: transformando o sonho em realidade. Composta por redatores e diretores de arte, são essas as pessoas capazes de transformar o irreal possível. Eles trazem o conceito do planejamento em algo tangível ao público.

Aviso aos navegantes: fotografia, produção audiovisual, ilustradores são fornecedores que dificilmente se encontram dentro da agência… A produção de brindes e as gráficas também, fazemos apenas o intermédio.

A agência é um órgão complexo 

Uma agência de publicidade é um órgão complexo com várias subdivisões e algumas terceirizações. Do mesmo jeito que tem o clínico e o ortopedista, tem a agência de publicidade e a produtora de filmes; a agência de publicidade e os departamentos de Planejamento, Design, Redação, SEO, de TI.

Não se espante, porém, se o SEO, SEM e o TI de sua agência forem terceirizados ou se não existirem. Há agências específicas para isso, porque TI, SEO, e SEM são áreas da computação, estão alinhadas com a publicidade, mas, nem de perto, têm o mesmo tipo de embasamento teórico. Só para lembrar, Ciência da Computação e Tecnologia da Informação são ciências exatas relacionadas à Matemática.

Mas esses temas ficam para as próximas semanas. 

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