Conceitos Básicos de Marketing de Conteúdo – Marketing Médico – MedTarget
Por que todo mundo entende de marketing? Parte – 8 – Dinheiro move o mundo?
30 de setembro de 2020
Marketing é mágica
28 de outubro de 2020
Show all

Conceitos Básicos de Marketing de Conteúdo

Antes de saber o que é o marketing de conteúdo, você precisa conhecer o significado de cada palavra que compõe esse termo.

Marketing é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes. Já conteúdo é qualquer comunicação que ofereça valor para o público, com o propósito de informar, educar, entreter ou inspirar. Quando falamos sobre conteúdo, estamos nos referindo a postagens em blogs, imagens compartilhadas nas redes sociais, e-mails, apresentações de vendas ou vídeos de treinamento, por exemplo. Tudo isso é conteúdo.

Desta forma, o marketing de conteúdo (ou inbaund marketing) é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para que você possa interagir com seus clientes atuais e potenciais, levando-os a uma ação esperada (a compra).

A missão do marketing de conteúdo é atrair e reter um público claramente definido. Por isso, você precisa saber exatamente com quem está falando, em que momento e em que dispositivo.

Vale ressaltar que o marketing de conteúdo atua em conjunto com o marketing digital.

PRINCIPAIS ERROS DO MARKETING DE CONTEÚDO

• Simplesmente assumir que você sabe o que o seu público quer receber de informação e iniciar a criação desse conteúdo sozinho.

• Criar um conteúdo de qualidade, mas não ter o mesmo cuidado na hora de compartilhar e distribuir essa informação.

• Criar vários formatos de conteúdo e perfis em muitas redes sociais, mas não gerenciar com estratégia cada uma dessas plataformas.

CONCEITOS-CHAVE DO MARKETING DE CONTEÚDO

• O texto é focado no seu público-alvo e visa auxiliar no seu processo de compra da maneira mais natural e genuína possível.

• O conteúdo divulgado alimenta o público com informações valiosas e interessantes para ele.

• O marketing de conteúdo consegue deixar o cliente bem informado sobre o assunto e, ao mesmo tempo, criar uma relação muito positiva com a sua marca, que cuida do bem-estar desse cliente e responde suas dúvidas.

• Ao se deparar com qualquer problema, a primeira reação de grande parte das pessoas é fazer uma pesquisa nos motores de busca, como o Google. Por isso, o blog é um dos principais meios de comunicação com o seu público e uma das formas mais naturais pelas quais ele encontrará o seu conteúdo.

• Escrever um bom texto não é necessariamente o suficiente. É preciso que ele seja sempre pensado para cumprir os objetivos de conquistar o público.

• Descobrir o tipo e formato do conteúdo, bem como as plataformas mais susceptíveis a realmente envolver o seu público.

• O calendário de conteúdo é a ferramenta que impede que você se perca nas publicações.

“BEABÁ” DO MARKETING DE CONTEÚDO

• Persona: antes de criar qualquer tipo de estratégia de marketing, é preciso conhecer profundamente o seu público. Desta forma, a “persona” nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal.

• Keyword (ou palavras-chave): são os termos mais importantes da sua estratégia de conteúdo, fundamentais para que os sites de busca indiquem a sua publicação quando alguém procurar por aquele assunto.

• SEO: é a prática responsável por auxiliar os computadores do Google, e dos outros buscadores, a compreenderem o seu conteúdo e mostrá-lo quando o assunto relacionado a ele for buscado. O SEO envolve mais do que as palavras-chave.

• Call to action (CTA): é incentivar a pessoa que está navegando no seu site a realizar uma ação, como baixar um e-book por exemplo.

• Oferta: se você incentivar um visitante a realizar uma ação e ele de fato realizar essa ação, é preciso oferecer a ele o que você prometeu. Por exemplo, se o incentivamos a baixar um e-book, é preciso que o e-book seja entregue a ele.

• Lead: é o primeiro sinal que o visitante transmite à sua empresa de que ele possui interesse em algum conteúdo, serviço ou produto do seu negócio.

• Landing Page: é o espaço destinado a publicação e divulgação do seu produto ou da sua oferta. Nela estarão presentes os melhores argumentos sobre o seu negócio.

Quer saber o que o Marketing de Conteúdo pode fazer pelo seu negócio e desenvolver essa estratégia? Entre em contato com a MedTarget!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *