Estratégia digital 1 – Trocar pneu com carro andando – Marketing Médico – MedTarget
SAC NA MEDICINA
4 de maio de 2020
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Estratégia digital 1 – Trocar pneu com carro andando

O mundo e a vida são feitos fundamentalmente de pessoas e relações interpessoais, certo? Então, muita coisa, por mais diferente que pareça ser, tem, na base, um mesmo princípio. No marketing e na publicidade digital (conheça a diferença na nossa série Por que todo mundo entende de marketing?) não seria diferente. 

Como quase tudo na vida, é essencial que se tenha um plano e uma estratégia bem definidos. Assim podemos otimizar os resultados e chegar mais perto do sucesso. Bom, mais uma vez, como quase tudo na vida, a teoria e a prática nem sempre estão perfeitamente alinhadas e o que mais fazemos é trocar o pneu com o carro andando. 

Ainda assim, para fazer essa troca, é necessário ter estratégias, planos A, B e C. Com uma boa estratégia, você reduz consideravelmente as chances de ter problemas durante o processo e, acima de tudo, de ter problemas de expectativas. Sejamos sinceros: se tem um problema em que a publicidade, marketing e medicina têm em comum é a distância entre a expectativa do cliente, paciente, etc. e a realidade tangível. 

De toda forma, depois do sucesso da série Por que todo mundo entende de marketing?, decidimos fazer outra, sobre o passo-a-passo da estratégia digital e mostrar que nada, nada mesmo, é tão simples como parece.

FUNDAMENTOS DA ESTRATÉGIA

1 – O que é uma estratégia digital?

Essa é uma questão extremamente pertinente. E, sinceramente, não vi ninguém falar tão bem sobre o assunto quanto Matt Mooney, Diretor de Estratégia Digital da  DDFH&B, não à toa vencedora 5 vezes consecutivas do prêmio “Social Media Agency Of The Year, e professor do DMI.  Segundo ele, e está coberto de razão, “Estratégia é uma palavra usada frequentemente e frequentemente mal interpretada”. 

Estratégia é como administramos o uso do digital para alcançar as metas que guiam seus objetivos de longo prazo e opera por todos os canais digitais que seu cliente usa.  Mas repare na questão fundamental: ESTRATÉGIA PRESSUPÕE LONGO PRAZO. Quando estamos olhando em curto prazo, falamos em tática. 

  • Filosofias de estratégia digital

É importante entender o que você quer com o seu digital. E essa é uma questão recorrente nos clientes: as pessoas não sabem exatamente o que querem, sabem o que não querem e ficam se baseando no que veem de outras pessoas, sem que isso seja algo sistemático. Acontece que quem quer tudo, não quer nada. Portanto é preciso entender que há quatro filosofias básicas de estratégia digital:

  1. Digital como conteúdo – conhecido como Inbound marketing que vai atrair o cliente pelo conteúdo
  2. Digital como publicidade – porque toda publicidade pode ser digital, mas nem todo o digital pode ser publicidade, para não saturar
  3. Digital como participação – é o engajamento, o posicionamento perante as situações e a empatia gerada 
  4. Digital como o equilíbrio dos três anteriores: ISSO É O QUE BUSCAMOS, MAS É MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE SE POSSA IMAGINAR
  • Mídia Vs. Marketing

Veja, marketing digital não é mídia digital. E aqui temos um quadro para compará-los

Marketing DigitalMídia Digital
A prática de usar canais e tecnologia digitais para inserir no mercado sua marca, produto ou serviçoFormato em que o digital pode ser entregue: imagem, vídeo, áudio etc.
  • Como as estratégias afetam as atividades de marketing digital
    • Dá um claro entendimento do propósito digital do negócio
    • Permite estabelecer claramente o que seria a definição do sucesso

Em outras palavras, a estratégia é que o vai nortear as suas ações, para que haja uma coesão, um foco. Começamos falando de mundo ideal e da diferença entre o real. Então, no mundo real, é a estratégia o que define sucesso, não os seguidores.

  • Elementos centrais da estratégia digital

Aqui é um passo-a-passo de todos os elementos a se considerar em sua estratégia digital

  1. Estratégia de canal
    1. Como usar cada uma das plataformas digitais disponíveis
    2. O que é possível de se fazer em cada uma delas
    3. Quais formatos usar 
    4. Como usar os recursos do canal
  2. Estratégia de conteúdo
    1. O que você vai colocar no canal
    2. Qual o seu conteúdo online
    3. Definido pela sua estratégia abrangente
    4. Pode ser o que você coloca no site, no social
    5. Engloba tudo que está lá, não só as coisas que você faz
  3. Estratégia de mídia
    1. Frequentemente negligenciada, porque é a área mais complexa de se entender
    2. É necessário investimento para ter sucesso no digital
    3. É como você está usando sua atividade paga
      1. Como você está chegando as pessoas corretas com a segmentação disponível e formatos disponíveis
  4. Táticas
    1. Táticas são execuções individuais que são parte da montagem da estratégia
    2. Exemplo: a tática é tuitar. A estratégia é usar o Twitter para comunicar mais positivamente
      1.  Estratégia tem um propósito claro e objetivo de longo prazo

Gostaram? Em breve teremos mais, falando de objetivos… não percam

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