Conheça algumas inovações que prometem “radicalizar” as estratégias de comunicação e publicidade online, inclusive no que se refere ao marketing médico. Veja, a seguir, o que será tendência no próximo ano:

• Chatbots: para otimizar o atendimento ao cliente, respondendo suas dúvidas de forma instantânea;

• Publicidade programática: para automatizar a aquisição e segmentação de anúncios e, consequentemente, melhorar as conversões;

• Videomarketing: para aumentar a audiência de uma clínica ou consultório e estreitar o seu relacionamento com o público;

• Conteúdo personalizado: para atender as expectativas e necessidades de diferentes perfis de clientes;

• Messenger marketing: para enviar banners, cartões virtuais e newsletters através de aplicativos de mensagens como Whats App e Telegram.

5 TENDÊNCIAS DE MARKETING MÉDICO

1- Coletar avaliações e depoimentos de pacientes;

2- Criar posts com a foto do médico;

3- Realizar lives (vídeos ao vivo);

4- Explorar a experiência e autoridade do especialista;

5- Permitir agendamento instantâneo através do Whats App.

COMPROVADO CIENTIFICAMENTE

Ser empático é fundamental, não só para o bem-estar psicológico do seu paciente, mas também para a fisiologia dele.

Uma pesquisa publicada no Academic Medicine Journal comprovou que médicos empáticos conseguiram influenciar positivamente o controle glicêmico e níveis de LDL de seus pacientes.

Dizer coisas como “deve ser difícil para você” ou “imagino que esteja se sentindo muito mal”, ajudam o paciente a se sentir mais acolhido.

MARKETING MÉDICO NÃO É PROPAGANDA

Entende a seriedade disso? Marketing médico não é autopromoção ou sensacionalismo. É uma estratégia de comunicação inteligente e responsável, totalmente validada pelo Conselho Federal de Medicina.

É estar presente, de forma ética e relevante, nos canais onde seus pacientes estão te buscando.

INBOUND MARKETING

Também chamada de marketing de atração, essa estratégia conquista a atenção do público sem usar anúncios chatos e intrusivos.

Ela é a chave para obter vantagens competitivas no mercado da saúde.

Invista em inbound e atraia, espontaneamente, as pessoas que precisam de assistência médica!

SEM MARKETING DIGITAL…

Sua clínica não vai sobreviver ao ano novo!
Estratégias online são decisivas para o sucesso ou fracasso do seu empreendimento médico.

SUA CLÍNICA É INSTAGRAMÁVEL?

Tenha uma estratégia criativa, original e torne sua clínica “instagramável”!

Os pacientes escolhem um serviço médico analisando seus conteúdos, comentários e prestígio no Instagram.

DOUTOR, NUNCA FAÇA ISSO!

• Ignorar o planejamento: desvalorizar ou pular essa etapa pode arruinar sua estratégia.

• Subestimar o Google: não investir em um site otimizado para os mecanismos de pesquisa é o mesmo que não existir internet.

• Não preservar verba para promoções: sem impulsionamentos ou links patrocinados, seu conteúdo jamais chegará a um grande número de pessoas e, mais que isso, às pessoas certas.

• Não interagir com potenciais pacientes: deixar os comentários e mensagens sem respostas é o caminho mais curto para drenar a confiança em sua clínica ou no seu consultório.

• Esperar resultados instantâneos: é inútil investir em marketing médico se você não tem paciência para aguardar resultados em longo prazo.

RAZÕES PARA INVESTIR EM MÍDIA PAGA

• Mais visibilidade: anúncios e posts impulsionados alcançam mais pessoas que os conteúdos orgânicos;

• Aumento de tráfego: os links patrocinados enviam potenciais pacientes para o seu site;

• Orçamento personalizado: você é quem controla o valor e a duração de cada campanha;

• Resultados dinâmicos: posts promovidos ajudam na retenção de sua marca médica, enquanto os links patrocinados atraem contatos reais.

• Disseminação: com o alcance expandido, seus conteúdos serão cada vez mais compartilhados e comentados na web.

FAMA X CREDIBILIDADE

“Mil seguidores em um dia”.”Seu Instagram uma máquina de vendas”. Você certamente já se deparou com esse tipo de promessa, não é mesmo?

De fato, já existem robôs de automação capazes de atrair milhares de seguidores em pouquíssimo tempo. Mas será que esse tipo de resultado é positivo para médicos?

Para saber a resposta, basta ponderar: ter uma multidão de seguidores instantâneos é sinônimo de ter muitos pacientes? Com certeza não. Afinal, quase ninguém decide agendar uma consulta da noite para o dia.

Na realidade, o objetivo das redes sociais é construir credibilidade através de conteúdos relevantes, em vez de gerar uma fama superficial. Pense nisso!

FERRAMENTAS DESCONHECIDAS DO MARKETING MÉDICO

Quando o assunto é marketing médico, muito se fala em redes sociais, Google AdWords e produção de conteúdo. Entretanto, essas não são as únicas possibilidades.

• Display advertising: exibição de banners em sites externos. O objetivo é expandir o alcance de sua marca médica e disseminar seu conteúdo.

• Landing page: esta ferramenta incentiva potenciais pacientes a contatarem sua clínica ou seu consultório.

• YouTube Marketing: estratégia focada em conquistar reconhecimento, autoridade e credibilidade em âmbito nacional por meio de vídeos educativos.

• Mobile marketing: o propósito é criar campanhas com mensagens e materiais informativos que possam ser visualizados em smartphones e tablets.

JÁ É HORA DE OTIMIZAR!

É fato: 95% das marcas que investem em marketing digital querem otimizar suas estratégias, conforme aponta uma pesquisa recente da Rock Content. Tal desejo de otimização parte da necessidade de converter contatos em clientes reais.

Aliás, esse é o principal desafio para a maioria das empresas brasileiras, inclusive as do setor de saúde. Outras preocupações referem-se a criar táticas mais eficientes de conteúdo e aumentar o tráfego de seus canais online.


Se você também precisa otimizar sua estratégia de marketing médico, entre em contato conosco!

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