A IMPORTÂNCIA DA JORNADA DE COMPRA PARA O NEGÓCIO – Marketing Médico – MedTarget
Por que todo mundo entende de marketing? Parte 1 – Introdução
20 de abril de 2020
MARKETING MÉDICO
22 de abril de 2020
Show all

A IMPORTÂNCIA DA JORNADA DE COMPRA PARA O NEGÓCIO

Com o inbound marketing, as empresas passaram a contar com um novo modelo para divulgar e vender os seus produtos e serviços.

Esse processo passou a ser menos invasivo e mais voltado para aqueles consumidores que realmente estão interessados nas soluções que o médico ou a clínica oferecem: a chamada Jornada De Compra.

Jornada de Compra é uma ferramenta para analisar o nível de interesse do consumidor por um produto ou serviço, a fim de promover ações personalizadas que o levem à conversão.

Esse conceito ajuda a definir quais mídias, mensagens e formatos de anúncio e conteúdo serão mais eficazes para impactar e convencer o consumidor a fechar negócio com você, ou seja, consumir ou seu produto ou serviço.

AS QUATRO ETAPAS DA JORNADA DE COMPRA

  • Aprendizado e descoberta: no início do processo, o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado assunto. Aqui, o seu objetivo é capturar a sua atenção.
  • Reconhecimento do problema: aqui, o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema ou uma oportunidade. O seu objetivo aqui é “gerar” essa necessidade nele. Ou seja, é revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções.
  • Consideração da solução: após pesquisar mais, o comprador mapeou algumas soluções possíveis e começa a avaliá-las. Aqui, é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma boa solução para ele. Então, nesta etapa, é interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois, ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções ou outros profissionais.
  • Decisão de compra: no fim do processo, o consumidor analisa as opções e toma sua decisão: é o momento da compra. Para você, é a hora de mostrar os seus diferenciais em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto ou serviço é a escolha certa!

JORNADA DE COMPRA X ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

Compreender a Jornada de Compra do seu cliente é muito importante para que você possa determinar sua estratégia de conteúdo, ou seja, quais conteúdos deverão ser criados em cada estágio para atrair a atenção dos consumidores.

Somente dessa maneira você conseguirá fazer com que o seu visitante atravesse todos os estágios e decida comprar sua solução.

É importante definir a jornada de compra do seu cliente muito antes de começar a produção de conteúdo.

Quer saber mais sobre como investir na jornada de compra e atrair mais clientes? Consulte a MedTarget!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *