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Estratégia digital 3 – O que é planejamento?

Como vocês viram nos posts anteriores, o planejamento faz parte da estratégia, é algo crucial. Mas não é A ESTRATÉGIA. Então, o que seria planejamento? A gente conta para você

1 – Conceitos de planejamento

O propósito da fase de planejamento é ter o controle da situação, reunir o máximo de informações possíveis, para que você possa ser mais flexível nas etapas posteriores e conseguir antever um sem número de situações. A palavra-chave é informação: se alguém te desafiar a informação das duas uma, ou você não tem a resposta e tem que admitir que houve uma falha no processo, ou você tem a resposta e pode desafiar de volta.

  • Fundamentos cruciais
    • Estabelecer fundações da estratégia
    • Estabelecer atividade, expectativas e recursos
    • Estabelecer requerimentos, orçamentos e propriedades
  • Atividades do planejamento
    • Proposição de valor
      • É importante porque senão você fará digital pelo digital. É quando você entra no digital achando que é o natural a se fazer, quando, na verdade, pode não ser a coisa mais importante no seu caso. 
    • Parâmetros do sucesso
      • Identificar como o sucesso digital vai se manifestar no seu negócio
    • Canais existentes
      • Precisa verificar contas duplicadas. Quando um cliente encontra uma conta duplicada e segue a errada, pode ser muito frustrante
    • Recursos
      • Tempo, dinheiro e pessoas

2 – Expectativas

O problema do marketing digital é que há muita coisa a se fazer. Tem muita coisa divertida, mas há muita coisa chata, muita coisa complicada. Ser conciso é crucial

  • Razões para usar estratégia
    • Sucesso comercial
      • Se você não tem site, está frustrando o consumidor, a comunicação online, está frustrando o consumidor
    • Alcance da audiência
      • Melhor forma de ter alcance
    • Engajamento
      • Conversas de mão dupla. Incentivo à interação. Criação de experiências. 
    • Performance
      • Ads são as formas mais baratas de alcançar o sucesso 
  • Sucesso comercial
    • Frequentemente as pessoas acham que o desempenho está ligado às conversões diretas. No digital, você precisa olhar para além disso. Há inúmeras outras coisas que agregam valor 
      • Consciência
        • Quão conscientes os consumidores estão do seu serviço ou produto?
        • Consciência pode ser medida
          • Acessos ao site
          • Acessos orgânicos
          • Taxa de retorno
          • Engajamento
          • Volumes de busca
          • Alcance
          • Menções
      • Vendas
        • É algo complicado. É fácil em caso de e-commerce. Quando não se tem venda digital ponta a ponta à pergunta tem que ser refeita. É o ROI digital que interessa. Ele está de dando sentimento positivo? Alcance? Engajamento? Leads? É importante entender qual o valor está sendo buscado.
      • Visitas no site
        • Quantas pessoas estão visitando seu site?
        • Qual o comportamento delas dentro do site?
      • Leads
        • Frequentemente tido como investimento desvalorizado no digital. Para alguns negócios o toque humano é o elemento fundamental. Você não espera que uma pessoa faça nada na área da saúde online de ponta a ponta. Você espera que ela manifeste o interesse. Então uma pessoa de verdade entra em contato. Essa é a importância de responder às redes sociais. A conversão do lead é obter o contato da pessoa.
      • Sentimento
        • É importante saber que as pessoas estão falando positivamente. É preciso que você saiba o volume de comentários positivos e negativos. É importante acompanhar comentários e interações.  
      • Engajamento
        • As pessoas querem conversas instantâneas, sobretudo na resolução de problemas
  • Alcance de público
    • É muito importante entender que não é apenas chegar nas pessoas, mas recolher seus dados. Elas estão contanto coisas que você precisa saber.
      • Insight
        • Como suas atividades online estão permitindo que você tenha mais dados sobre os consumidores? As melhores recomendações sobre as redes sociais virão deles. 
      • Consciência
        • Quanto mais pessoas tiverem consciência, maior o alcance. O importante é entender os diferentes níveis de consciência dos diferentes serviços
      • Sentimento
        • É importante saber se as pessoas estão falando bem ou mal e atender imediatamente as que estão criticando
      • Abrangência
        • Uma das coisas mais interessantes no digital. Você percebe que os serviços e produtos são desenvolvidos sem consultar os clientes por suposições. O resultado é que muitas vezes o consumidor não compreende adequadamente o produto e serviço. A interação digital permite que as pessoas te falem exatamente o que elas não entenderam, assim você pode tirar insights para os seus conteúdos
      • Visitas ao site
        • Sua atividade está realmente levando pessoas ao seu site? 
      • Mídia merecida
        • Alcance é dividido em pago, próprio e dividido. O alcance merecido é aquele conteúdo que você criou e foi compartilhado por outros. É o boca-a-boca online.
  • Engajamento
    • É uma área muito importante. Ela permite uma relação próxima ao consumidor: de um para um, h2h
      • Reduz o custo SAC
        • O SAC está mudando seu perfil. Agora ele é uma conversa, as pessoas não querem apenas resolver o seu problema, mas querem conversar. O SAC é a confirmação da sua personalidade; é o DNA da sua marca
        • Uma das métricas mais importantes é a velocidade de resposta
      • Insight
        • As opiniões dos consumidores são valiosas
      • Sentimento
        • Com as redes, uma pessoa frustrada pode publicar isso para milhares de pessoas nas redes sociais.
      • Alcance
      • Consciência
  • Desempenho de campanha
    • Quando saímos do âmbito de estratégia de longo prazo para entrar nas campanhas, o mais importante, desde o início, é saber identificar quais as expectativas da campanha.
      • Sentimento
      • Leads
      • Engajamento
      • Visitas ao site
      • Consciência
      • Vendas
    • O MAIS IMPORTANTE DE TODA CAMPANHA É MANTER UM ÚNICO OBJETIVO DESDE O INÍCIO. 
      • Todos esses objetivos acima são muito distintos, por isso você precisa de alinhar a estratégia geral
  • Timelines

Pensar no futuro não é excitante e é extremamente difícil, sobretudo em equipes TODOS QUEREM VER O RESULTADO AGORA. Não é assim que funciona

  • Objetivos realistas
  • Dividir as metas em fases para criar estágios alcançáveis
  • APRESSAR O SUCESSO É A CHAVE DO FRACASSO. 
  • QUALQUER MARCA QUE ESPERA DEMAIS, CEDO DEMAIS, OU QUE INTRODUZEM COISAS E EM SEGUIDA ACABAM COM ELAS CEDO DEMAIS, NÃO DERAM TEMPO PARA AS COISAS RESPIRAREM. O DIGITAL É UM ECOSSISTEMA QUE REQUER TEMPO, ESFORÇO E PACIÊNCIA PARA GARANTIR QUE AS COISAS FUNCIONEM.
  • KSO
    • Sigla para Chave para Resultado de Sucesso. O oposto do KPI. 
    • O sucesso não precisa ser rastreado pela URL. Se uma pessoa fala bem do seu negócio, sua venda aumenta
    • Isso fará com que você escolha os melhores canais. 
    • É preciso ter ao menos 4 canais digitais
      • Site
      • Instagram
      • Site
      • App/Blog/YouTube/LinkedIn/Twitter

No próximo post, a gente falar de algo que muita gente procura incessantemente: O ROI. Não perca,

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