Estratégia digital 6 – Definindo o orçamento – Marketing Médico – MedTarget
Estratégia digital 5 – Nada é tão simples quanto parece
3 de dezembro de 2020
Estratégia digital 7 – Marketing é pesquisa
17 de dezembro de 2020
Show all

Estratégia digital 6 – Definindo o orçamento

No último post, ensinamos a detalhar todos os seus recursos digitais. Então, depois de avaliar tudo isso, você deve estar se perguntando: e como eu defino o orçamento? Bem, posso afirmar com certeza: este é o ponto de grande frustração do marketing digital. Repito, as pessoas têm a impressão que tudo online é grátis, mas não é. Quando se fala que é mais assertivo e barato, estamos comparando com as grandes mídias tradicionais. Isso não quer dizer, no entanto, que o digital não tem custo, e que a cada real investido você terá um retorno estrondoso. 

Portanto, é preciso considerar muita coisa na hora desenvolver o orçamento. Veja abaixo: 

  • Em que consiste o orçamento?
    • Pessoas
      • Você precisa de uma equipe maior?
      • Você precisa de pessoas com habilidades específicas?
    • Tecnologia
      • Ferramentas para garantir eficiência e conexão entre a equipe
      • Compartilhar dados e insights
    • Treinamento
      • Quanto de treinamento sua equipe requer?
      • Quanto você precisa para melhorar sua equipe?
    • Processo
      • Quais volumes e detalhes exigidos em suas estratégias
  • Considerações chaves do planejamento orçamentário
    • Público
      • Realisticamente, quantas pessoas fazem parte do seu público?
      • Quanto menor seu orçamento, mais segmentado e menor o seu público para atingir mais eficácia.
    • Número de clientes
      • Realisticamente, quantos consumidores você precisa para manter o funcionamento?
      • Quantos significam sucesso?
      • Quantos são considerados acima da expectativa?
    • Dinheiro
      • Quanto você PODE investir no digital? 
    • Sub-investimento
      • Você está investindo menos do que o necessário no digital? 
      • É um desafio para muitas empresas, porque isso as faz atrasadas para o jogo.
    • Alocação de anúncios
      • Pode ser chocante perceber que você tem que pagar para jogar em muitos canais de mídia que você está usando
    • Alocação de investimento
      • Você precisa de mais investimento, ou realocar?
      • O problema com o sub-investimento, é que você poderá descobrir que não irá fazer o bastante para fazer o digital funcionar.
  • Desenvolvendo um plano de orçamento
    • Desenvolver o plano é essencial para garantir o orçamento
    • O investimento precisa flutuar
    • Foco: se você tem baixo orçamento, escolha seus “produtos de destaque” para investir
    • Você precisa entender onde e quanto seus concorrentes investem. Não adianta competir com alguém que vai “acabar com você”.

Segue uma tabelinha semestral para ajudar você com isso: 

  • Estrutura de equipe

Falamos tanto em pessoas, mas como definir a estrutura da equipe? Em geral, existem 3 formas de estruturar uma equipe:

  • Achatadas: pequeno time de elite em que todos fazem de tudo. Boas para execução do dia-a-dia, ruins para longo prazo
  • Níveis: começa a injetar hierarquia, geralmente 3 pessoas. 
    • Um gerente: dita como a equipe vai operar, seus objetivos, metas e delegação de tarefas
  • Funcional: usadas em marcas maiores
    • Diretor de digital
    • Mídia: planejamento e compra
    • Busca: PPC e SEO
    • Social: Comunidade e conteúdo
    • Análise: Ouvinte e medição

E isso é só o começo. No próximo post, falaremos sobre pesquisa digital. Não perca.

Siga a gente no Instagram @medtarget

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *