No último post, ensinamos como montar um orçamento de marketing digital, mostrando toda a complexidade na hora de se definir o quanto gastar. Agora vamos falar sobre pesquisa. Isso mesmo: marketing e publicidade envolve muita pesquisa e muito laboratório.
Pesquisadores não são apenas aqueles doutores em jaleco, com montes de tubos na frente. Nós também pesquisamos muito e com um detalhe importante: nós trabalhamos com a mais imprevisível das variáveis: o público.
1 – Conceitos de pesquisa
Uma pesquisa precisa de três pontos fundamentais: ter um propósito, se desenvolver e ser verificada, para que não tenhamos dados falsos e imprecisos
- Propósito
- Propósito da fase de pesquisa é aprender o máximo possível antes de traçar estratégias
- Ficar fluente no negócio
- No plano, você vê o que você tem. Na pesquisa, aprende sobre o público, concorrentes, produtos
- Atividades
- Mapeamento de pesquisa
- Identificar todos os pontos dos dados que você vai inserir
- Mapeamento de pesquisa
- Análise de canais
- Ferramentas de análise dos canais
- Pesquisa de público
- Pesquisa de palavras-chave
- Escuta social
- Verificação
- Cheque as fontes
- Cheque as datas
- Cheque o tamanho da amostra
- Cheque a origem
2 – Pesquisa própria, acessada e documental
- Própria
- O que é: pesquisa que a empresa possui e tem fácil acesso
- Está diretamente relacionada ao SEU negócio
- Ela vai te dar os insights mais precisos, pois é baseada especificamente no seu negócio
- Tipos
- Insights de Canais Sociais
- Quantas pessoas você está alcançado?
- Quem são eles?
- Qual o percentual engajado?
- Qual seu público principal?
- Alcance atual de consumidores
- O que você já sabe do seu público?
- Quais as áreas de interesse do seu público?
- Entender o porquê são consumidores e seus hábitos
- Google Analytics
- Quais páginas são as mais vistas em seu site?
- Quais páginas os usuários de mídias sociais mais frequentam em seu site?
- Quanto tempo eles gastam nas suas páginas?
- Quanto tempo, especificamente os usuários de redes sociais gastam na sua página?
- Acessada
- O que é: pesquisa que pode ser acessado usando recursos online para achar informações relacionadas ao seu público ou objetivos
- Variações de ferramentas
- Warc
- ANA
- Think With Google
- Documental
- O que é: Pesquisa usando internet para achar recursos gratuitos de informação para ter insights
- Usando Google: você deve saber usar as palavras-chave. Você dever ser mais específico.
3 – Pesquisa de público e concorrente
- Pesquisa de público
- O que é: desenvolver insights específicos para seu público para guiar suas atividades
- Verificar demografia
- Interesses
- Canais que usam
- Construir um quadro do seu consumidor
- Ferramentas de dados suplementares
- Facebook Audience Insights
- Interesses
- Dispositivo
- Localização
- Facebook Audience Insights
- O que é: desenvolver insights específicos para seu público para guiar suas atividades
- Twitter Audience Insights
- Interesses
- Dispositivo
- Localização
- Google Keyword planner
- Qual o público?
- Qual a melhor forma de chegar nele?
- Google consumer barometer
- Graph builder
- Informações mais completas de um tipo de usuário por local
- Trends
- Tendências de público
- Audience stories
- Informações fora de segmento, dados produzidos pelos usuários
- Curated insights
- Gráficos e dados coletados ao longo do tempo
- Google keyword planner
- Permite que você pergunte ao Google: “como as pessoas buscam pelo meu negócio”
- Graph builder
- Escuta social
- Audience persona
- A ideia aqui é que você se coloque no lugar da pessoa. Você conversa com ela como se fosse uma pessoa real: pense nelas como pessoas, não como estatística.
- Idade
- Gênero
- Comportamento de busca
- Interesses
- Como seu produto/serviço se conecta com os interesses do público?
- Dispositivo que usa
- Hábitos peculiares, história, rotina
- Audience persona
- Pesquisa de concorrência
- O que é: processo que estabelece um quadro claro de seu mercado, identificando cada um dos concorrentes, a qualidade e o tamanho dos canais sociais deles, bem como a interpretação de suas estratégias.
- Vantagens de comparação:
- Canais
- Identificar gaps
- Tamanho dos canais
- Formatos usados
- Conteúdos usados
4 – Escuta social
- O que é: observar ou combinar as conversas sociais online para entregar linguagem e tópicos que aparecem nessas conversas
- Ferramentas
- Hootsuite
- Tagboard
- BrandWatch
- Radian6
- Socialmention
- Pulsar
- Observação Vs Empirismo
- Se você não dispõe das ferramentas pagas, você pode fazer isso por amostrar
- Observação: fazer assunções sobre o público e construir uma teoria de seu comportamento conforme a observação de dados, analytics, etc.
- 1 – Observe como seu público está falando sobre assuntos específicos – verificar emojis, tags, estado de espírito, produtos e modismos
- 2 – Combine seus insights específicos com dados empíricos
- Empirismo: validar suas assunções pelo uso de dados empíricos que você pode conseguir buscando artigos online.
- 5 passos para conduzir a escuta social
- Identifique as palavras-chave
- Use pesquisa social (dentro das plataformas)
- Cheque palavras-chave adicionais
- Identifique tendências
- Estabeleça o insight
5 – Plano de ação
- Colagem de pesquisa
É hora de relacionar os insights e compreender os fatos interessantes do público.
- O mais importante é notar o “que você não sabia antes”
- Não trate pessoas como dados
- Desenvolvendo um sumário das estratégias (brief) – extremamente importante, é o guia de projetos
o Nome do projeto
o Objetivo (do público)
o Meta da atividade – o que estamos tentando realizar com o público
o Compreensão do público
o Insight
o O que as pessoas pensam atualmente
o O que queremos que eles pensem
o Qual a personalidade da marca (3 palavras-chave)
o Avaliação – O que acontece se funcionar? – resultados mensuráveis
o História atual
o Obrigatoriedades – o que precisa fazer parte disso
Ufa! E isso é um resumo. No próximo post, falaremos sobre objetivos. Não perca.
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