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Estratégia digital 7 – Marketing é pesquisa

No último post, ensinamos como montar um orçamento de marketing digital, mostrando toda a complexidade na hora de se definir o quanto gastar. Agora vamos falar sobre pesquisa. Isso mesmo: marketing e publicidade envolve muita pesquisa e muito laboratório. 

Pesquisadores não são apenas aqueles doutores em jaleco, com montes de tubos na frente. Nós também pesquisamos muito e com um detalhe importante: nós trabalhamos com a mais imprevisível das variáveis: o público.

1 – Conceitos de pesquisa

Uma pesquisa precisa de três pontos fundamentais: ter um propósito, se desenvolver e ser verificada, para que não tenhamos dados falsos e imprecisos

  • Propósito
    • Propósito da fase de pesquisa é aprender o máximo possível antes de traçar estratégias
    • Ficar fluente no negócio
    • No plano, você vê o que você tem. Na pesquisa, aprende sobre o público, concorrentes, produtos
  • Atividades
    • Mapeamento de pesquisa
      • Identificar todos os pontos dos dados que você vai inserir
  • Análise de canais
    •  Ferramentas de análise dos canais
  • Pesquisa de público
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Escuta social
  • Verificação
    • Cheque as fontes
    • Cheque as datas
    • Cheque o tamanho da amostra
    • Cheque a origem

2 – Pesquisa própria, acessada e documental

  • Própria
    • O que é: pesquisa que a empresa possui e tem fácil acesso
    • Está diretamente relacionada ao SEU negócio
    • Ela vai te dar os insights mais precisos, pois é baseada especificamente no seu negócio
    • Tipos
      • Insights de Canais Sociais
      • Quantas pessoas você está alcançado? 
      • Quem são eles?
      • Qual o percentual engajado?
      • Qual seu público principal?
    • Alcance atual de consumidores
      • O que você já sabe do seu público?
      • Quais as áreas de interesse do seu público?
      • Entender o porquê são consumidores e seus hábitos
    • Google Analytics
      • Quais páginas são as mais vistas em seu site?
      • Quais páginas os usuários de mídias sociais mais frequentam em seu site?
      • Quanto tempo eles gastam nas suas páginas?
      • Quanto tempo, especificamente os usuários de redes sociais gastam na sua página?
  • Acessada
    • O que é: pesquisa que pode ser acessado usando recursos online para achar informações relacionadas ao seu público ou objetivos
    • Variações de ferramentas
      • Warc
      •  ANA
      • Think With Google
  • Documental
    • O que é: Pesquisa usando internet para achar recursos gratuitos de informação para ter insights
    • Usando Google: você deve saber usar as palavras-chave. Você dever ser mais específico. 

3 – Pesquisa de público e concorrente

  • Pesquisa de público
    • O que é: desenvolver insights específicos para seu público para guiar suas atividades
      • Verificar demografia
      • Interesses
      • Canais que usam
      • Construir um quadro do seu consumidor
      • Ferramentas de dados suplementares
        • Facebook Audience Insights
          • Interesses
          • Dispositivo
          • Localização
  • Twitter Audience Insights
    • Interesses
    • Dispositivo
    • Localização
  • Google Keyword planner
    • Qual o público?
    • Qual a melhor forma de chegar nele?
  • Google consumer barometer
    • Graph builder
      • Informações mais completas de um tipo de usuário por local
    • Trends
      • Tendências de público
    • Audience stories
      • Informações fora de segmento, dados produzidos pelos usuários
    • Curated insights
      • Gráficos e dados coletados ao longo do tempo
    • Google keyword planner
      • Permite que você pergunte ao Google: “como as pessoas buscam pelo meu negócio”
  • Escuta social
    • Audience persona
      • A ideia aqui é que você se coloque no lugar da pessoa. Você conversa com ela como se fosse uma pessoa real: pense nelas como pessoas, não como estatística.
      • Idade
      • Gênero
      • Comportamento de busca
      • Interesses
        • Como seu produto/serviço se conecta com os interesses do público?
      • Dispositivo que usa
      • Hábitos peculiares, história, rotina
  • Pesquisa de concorrência
    • O que é: processo que estabelece um quadro claro de seu mercado, identificando cada um dos concorrentes, a qualidade e o tamanho dos canais sociais deles, bem como a interpretação de suas estratégias.
    • Vantagens de comparação:
      • Canais
      • Identificar gaps
      • Tamanho dos canais
      • Formatos usados
      •  Conteúdos usados

4 – Escuta social

  • O que é: observar ou combinar as conversas sociais online para entregar linguagem e tópicos que aparecem nessas conversas
  • Ferramentas
    • Hootsuite
    • Tagboard
    • BrandWatch
    • Radian6
    • Socialmention
    • Pulsar
  • Observação Vs Empirismo
    • Se você não dispõe das ferramentas pagas, você pode fazer isso por amostrar
    • Observação: fazer assunções sobre o público e construir uma teoria de seu comportamento conforme a observação de dados, analytics, etc.
      • 1 – Observe como seu público está falando sobre assuntos específicos – verificar emojis, tags, estado de espírito, produtos e modismos
      • 2 – Combine seus insights específicos com dados empíricos
    • Empirismo: validar suas assunções pelo uso de dados empíricos que você pode conseguir buscando artigos online.
  • 5 passos para conduzir a escuta social
    • Identifique as palavras-chave
    • Use pesquisa social (dentro das plataformas)
    • Cheque palavras-chave adicionais
    • Identifique tendências
    • Estabeleça o insight

5 – Plano de ação

  • Colagem de pesquisa

É hora de relacionar os insights e compreender os fatos interessantes do público. 

  • O mais importante é notar o “que você não sabia antes”
  • Não trate pessoas como dados
  • Desenvolvendo um sumário das estratégias (brief) – extremamente importante, é o guia de projetos

o Nome do projeto

o Objetivo (do público)

o Meta da atividade – o que estamos tentando realizar com o público

o Compreensão do público

o Insight

o O que as pessoas pensam atualmente

o O que queremos que eles pensem

o Qual a personalidade da marca (3 palavras-chave)

o Avaliação – O que acontece se funcionar? – resultados mensuráveis

o História atual

o Obrigatoriedades – o que precisa fazer parte disso

Ufa! E isso é um resumo. No próximo post, falaremos sobre objetivos. Não perca.

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