No último post, ensinamos como montar um orçamento de marketing digital, mostrando toda a complexidade na hora de se definir o quanto gastar. Agora vamos falar sobre pesquisa. Isso mesmo: marketing e publicidade envolve muita pesquisa e muito laboratório. 

Pesquisadores não são apenas aqueles doutores em jaleco, com montes de tubos na frente. Nós também pesquisamos muito e com um detalhe importante: nós trabalhamos com a mais imprevisível das variáveis: o público.

1 – Conceitos de pesquisa

Uma pesquisa precisa de três pontos fundamentais: ter um propósito, se desenvolver e ser verificada, para que não tenhamos dados falsos e imprecisos

2 – Pesquisa própria, acessada e documental

3 – Pesquisa de público e concorrente

4 – Escuta social

5 – Plano de ação

É hora de relacionar os insights e compreender os fatos interessantes do público. 

o Nome do projeto

o Objetivo (do público)

o Meta da atividade – o que estamos tentando realizar com o público

o Compreensão do público

o Insight

o O que as pessoas pensam atualmente

o O que queremos que eles pensem

o Qual a personalidade da marca (3 palavras-chave)

o Avaliação – O que acontece se funcionar? – resultados mensuráveis

o História atual

o Obrigatoriedades – o que precisa fazer parte disso

Ufa! E isso é um resumo. No próximo post, falaremos sobre objetivos. Não perca.

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