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Estratégia digital 8 – Objetivo e realidade

No último post falamos muito sobre pesquisa. Agora vamos falar um pouco sobre os objetivos. Será que os seus objetivos estão alinhados com a sua realidade? 

1 – Conceitos de Objetivos

O objetivo é o propósito da fase de planejamento: ele está no cerne do processo.

  • Elaborar KPI’s (indicadores chave para o seu negócio)
  • Desenvolver estratégias para atingir os objetivos
  • Sua estratégia tem que ser sempre mensurável
  • Atividades para chegar o objetivo
    • Objetivo do canal
    • Mídia benchmark
    • Objetivo do conteúdo
    • Objetivo do público

2 – Resultados de sucesso

O sucesso dos resultados depende de vários indicadores e, evidentemente, variam conforme o estilo do negócio. 

  • KPIs -Indicadores chave (falaremos mais tarde sobre eles), que variam conforme o negócio
    • Vendas
    • Visitas no site
    • Engajamento
    • Sentimento
    • Uso de tags
    • Visitas
    • Visualizações do vídeo
    • Leads
    • Alcance
    • Retenção de vídeo
    • Interações
    • Menções
    • Volume de buscas
  • KSOs (resultados de KPIs combinados, logo também dependem do seu negócio)
  • Objetivos SMART

É uma técnica para definir objetivos e facilitar a campanha. Ter objetivos definidos facilita todo o resto. SMART é uma Sigla em inglês:

  • Specific (específico)
    • Bem definido, claro, afirmando exatamente de que se trata
      • Quem?
      • Quando?
      • Onde?
      • O quê?
  • Measurable (mensurável)
    • Possível de ser quantificado e descrito
      • Métricas
      • Milestones (metas)
      • Resultados
      • Budget (orçamento)
  • Achievable (alcançável)
    • Atingível com nossos recursos, habilidades, restrições e prazos (veja mais sobre recursos aqui)
      • Habilidades
      • Recursos
      • Ferramentas
      • Tempo
  • Relevant (relevante)
    • Ter valor no contexto, alinhados com a estratégia da empresa e com um objetivo maior
      • Metas
      • Valor agregado
      • Necessidade
      • Objetivo
  • Timed (limitado pelo tempo)
    • Tem um limite temporal
      • Foco
      • Deadlines
      • Milestones
  • Níveis de sucesso
    • Baixo nível – Subordinados – equipes muito pequenas e juniores – objetivos muito atingíveis e tempos menores
    • Nível médio – Você – Responsável por digital – objetivos durante seu próprio período de revisão
    • Nível alto – Gerenciamento sênior – longo prazo, revisar digital duas ou três vezes por ano. 

3 – KPI’s

É imperativo que qualquer coisa que você esteja identificando como sucesso (no marketing digital) deva ter dados disponíveis e registrados por sua empresa a fim de que você realmente possa comprovar o sucesso. Assim, muito frequentemente, quando perguntados como é o sucesso para uma marca, eles respondem com vendas. A questão seguinte é sempre, bem, você está rastreando as vendas em seu site? A resposta, mais do que nunca, é sempre normalmente que eles admitem que eles não têm um site de e-commerce ou eles nem realmente vendem online. Então, é aí que se torna desafiador. Portanto, você precisa entender que seu KSO tem que ter dados disponíveis a fim de que você possa atribuir completamente o resultado. Então, nesta etapa do processo, seja lá quem for o seu superior, deve estar consciente de seus KPI’s e KSOS. Conseguir convencer seu superior com os KSO’s e KPI’s em um estágio inicial permitirá a você um desenvolvimento muito mais fácil da estratégia, porque todos os envolvidos saberão quais são as expectativas. 

Ou seja, não é a conversão direta, não é consulta, porque não fazemos isso online. O que precisamos fazer é redefinir essas coisas cliente a cliente. Se você não agenda online, não vende online ou não converte online, não pode medir o sucesso do seu marketing digital com essas métricas

  • KPI’s (mais comuns e mais mal interpretados)
    • Engajamento
      • É algo muito usado e supervalorizado. As marcas acham que precisam do seu consumidor no momento é engajamento. É importante entender a diferença entre engajamento e engajamento de qualidade. Por exemplo, um vídeo. As pessoas estavam obcecadas com visualizações. Percebeu-se que na maioria dos casos a marca ainda não aparecia durante o tempo médio da visualização. Quando você tem um conteúdo muito longo, você perde essa compreensão.
    • Conversão
      •  Não significa necessariamente vendas
    • Conteúdo consumido
      • Como o conteúdo está sendo recebido
      • Além das métricas é preciso medir como as pessoas reagem.
      • Testar conteúdo e verificar feedback
  • Construindo o sucesso
    • KPI 1 + KPI 2 + KPI 3 = KSO
      • Retenção de vídeo > 50% + Visualizações de vídeos + Uso da hashtag = Sentimento positivo da marca
      • Note: comece pelo específico para depois ir para a os números de massa
      • Você pode traduzir os KPIS em:
        • 1- visualizações além do ponto que consideramos de qualidade 
        • 2- aumento da taxa de visualizações 
        • 3- estamos fazendo os seguidores comentarem do assunto
      • Em vez de comparar com concorrentes ou com o mercado, tente comparar com VOCÊ MESMO
        • Usar concorrentes como referência deve ser apenas por questões estéticas
          • 1 – Você não sabe o quanto ele está investindo
          •  2 – Você não sabe se ele está usando mídia para levar ao site, para curtidas, etc. 
  • Dados Primários Vs. Secundários

Por muito tempo os gerentes de marketing digital têm focado em métricas singulares para medir o desempenho. Agora o que temos que fazer é introduzir dados primários e secundários para focar na mensuração do desempenho do negócio.

  • Dado primário: pode estar diretamente relacionado à performance do negócio.
    •  Sentimento positivo
    •  Crescimento orgânico
    •  Vendas (se você é um e-commerce)
    •  Atividade do site
  • Dados secundários: dado relacionado com performance social. Esses dados combinados influenciam os dados primários. Eles sozinhos não refletem o sucesso da empresa
    • Retenções de vídeos
    •  Menções
    • Visualizações
    •  Alcance 
  • Relatório Vs. Mensuração
    • Relatório
      •  Te dá métricas de performance
    • Mensuração
      • Conjunto específico de métricas usado para medir o desempenho do negócio em um período de tempo
  • Dividindo a responsabilidade
    • Quem identifica os padrões de sucesso?
    • Quem rastreia a performance?
    • Quem toma decisões de mudança?
    • Quem é responsável pela performance?
  • Accountability de departamentos 
    • Marketing
      • Rastrear Vendas
      • Rastrear Consciência digital
      • Premiações e cases
      • Desempenho do Engajamento
    • Produto
      • Vendas
      • CTR
      • Conversões
      • Insight
    • Serviço de consumidor
      • Sentimento
      • Taxa de resposta
      • Tempo de resposta
    • PR
      • Impressões
      •  Alcance
      • Sentimento

4 – Revisões

  • Mantendo altos padrões e identificando oportunidades
    • Lançamento
    • Revisão
    • Adaptação
    • Revisão
    • Adaptação
    • Relatório
  • A ideia é focar na melhora do desempenho
    • Verificar os melhores e piores desempenhos
  • Timeline e plano de fases
    • A estratégia precisa de espaço para respirar
    • A estratégia precisa de funcionar por dois anos em processo interativo de aprimoramento
    • ESTRATÉGIA LEVA TEMPO E COMPROMISSO

Pensa que acabou? Estamos só começando. Na próxima semana, falaremos de como preparar para colocar a estratégia em prática.

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