No último post falamos sobre objetivos reais. Bom, nenhum objetivo se torna real se o seu plano não sair do papel. Por isso, hoje falaremos sobre a preparação para a execução. E se você não entender, não se preocupe. Hoje, realmente, é um tema mais técnico do que os outros…
1 – Conceitos de Preparação
O propósito da preparação é coletar todos os materiais e recursos necessários para colocar a estratégia em ação, ou seja, consiste em construir as partes da estratégia. As atividades preparatórias para uma boa estratégia digital são:
Preparação de ativos
Estratégias
Conexão
Evidentemente, as estratégias usadas vão depender dos ativos que temos, no entanto, para ficar mais fácil de ilustrar, vamos começar falando das estratégias, e como elas estão vinculadas ao plano e ao objetivo maior.
2 -Estratégia Abrangente
Essa é sua estratégia geral, aquela que todos envolvidos em cada uma das estratégias posteriores têm que saber de cor e salteado. Se algo é feito, este algo tem que, de alguma forma, se enquadrar aqui. Veja suas principais características:
Simples, clara e efetiva
Resumida em uma frase
Conta qual é seu KSO e como atingi-lo
Desenvolvendo um insight (exemplo)
Nosso público espera ser engajado por um vídeo
Conteúdo de vídeo que é consumido cria uma experiência positiva
Vídeos que são chamativos criam conversão
Nossos competidores estão focando em mensagens de vendas constantes
O QUE ISSO TE DIZ? Mensagens emocionais de storytelling vão criar sentimentos positivos
Criando uma plataforma estratégica ambiciosa
Para desenvolver uma plataforma estratégica é essencial pensar em termos simples
Exemplo: através de vídeos chamativos e narrativas emotivas, vamos engajar nosso público a criar um sentimento positivo pela nossa marca= #PlataformaCriativa
3 – Estratégia de busca
O importante aqui é saber: como o seu público vai te buscar?
O que é?
Pago vs. Orgânico
Dominância do Google: para busca e descoberta, se seu orçamento é pequeno, foque 100% no Google.
Meta-tags
Conteúdo do site e SEO
Keyword Planner
Como as pessoas buscam por sua marca
Quais a questões comuns
Encontre necessidades com conteúdo no seu site
Pesquisa semântica
Melhorar a assertividade da busca pelo entendimento da intenção de quem busca e o significado contextual dos termos (exemplo é a Alexa)
É preciso aprimorar buscas para buscas por voz
4 – Estratégia de display
O que é?
Formatos visuais
Estático Vs. Rich
Rede de display do Google
Guiando cliques
Primordialmente de alcance
Não pode ser usado sozinho: é uma estratégia que só funciona em conjunto com social ou com offline
Segurança da marca
Seu ad pode aparecer em qualquer lugar, e, definitivamente não queremos isso
Crescimento das preocupações sobre onde os ads estão sendo exibidos
Quão segura está sua marca?
Tendências de display
Publicidade programática é a automação da compra e venda de display, vídeo e FBX usando lances em tempo real.
5 – Estratégia de Conteúdo
O que é?
Derivado de sua estratégia global
Captura qual é usa história e qual é sua narrativa
Define o propósito do conteúdo
Detalha elementos chave
Assegura que o conteúdo é desenvolvido para um propósito e efeito.
É um guia de como você cria um conteúdo, qual conteúdo é escrito, quais formatos são selecionados
ATENÇÃO, ACHOU COMPLICADO, aqui vai um exemplo:
A estratégia abrangente é criar uma comunidade de defensores apaixonados pela marca através da narração de histórias inspiradoras.
A estratégia de conteúdo para exibir o produto através de um conteúdo estimulante e aspiracional que estimule nossos consumidores a compartilhar os produtos com seus companheiros.
ATENÇÃO, OUTRO EXEMPLO PARA VOCÊ MATERIALIZAR:
A estratégia abrangente: comunicar com os consumidores de maneiras únicas e diferentes que mudem as percepções sobre a marca.
A estratégia de conteúdo seria produzir um conteúdo estimulante para nosso público social de formas nunca vistas antes.
Planejando conteúdo efetivamente
Estratégia abrangente
Plataforma criativa
Estratégia de conteúdo
Plataforma
Timing e frequência
Tom
Narrativa
Planejar o formato
Criando um Plano de formatos
Layout todos os conteúdos por um período determinado de tempo
Liste todos os canais relevantes
Liste todas as copys para cada conteúdo
Liste todos os detalhes de formatos
Entendas as dimensões e requerimentos de cada site
6 – Estratégia criativa
O que é: a estratégia de longo prazo de como você vai desenvolver o estímulo visual da sua marca. Dita o tema, look, sentimento de todas as suas peças.
Estabelecendo estratégia criativa
Estratégia abrangente
Plataforma criativa
Estratégia criativa
Ideias
Ativações
Visual
Narrativa
Formatos
Havia um mito que o marketing no digital era gratuito. Mas execuções técnicas, criativas e efetivas requerem investimento. Por isso é importante controlar a expectativa. O que acontece de fato é que o Digital é mais barato do que o marketing tradicional. Mas isso está longe de ser grátis Quanto mais técnico e tecnologia forem exigidos, maior o preço. Olha só o gráfico:
o FONTE: ESPM E DMI
Você não pode retirar dinheiro da mídia paga para fazer coisas mais criativas: lembre-se as coisas não se tornam virais sozinhas
7 -Desenvolvendo ativos
Ainda não é exatamente sobre isso (na verdade essa série não se trata disso, mas vai dá para ter uma noção de para onde vai o dinheiro gasto e que o digital não é grátis. Aliás. nada é…
Identificação de ativos
Canais
Quais canais de mídia você tem?
Parceiros
Você está trabalhando próximo de “publicadores”?
Lista de Ativos
Quais ativos criativos estão disponíveis além dos sociais?
Variação de formatos
Como seus ativos podem ser usados para criar múltiplos formatos?
Habilidades e recursos
Quais recursos internos e habilidades são necessários para assegurar que você não está tentando fazer coisas demais, além da sua capacidade?
Táticas para assegurar a eficiência ao desenvolver ativos
Criar
Criar ativos que podem ser facilmente convertidos para outras plataformas
Converter
Converter ativos existentes em ativos dinâmicos, como no canvas
Reciclar
Usar ativos visuais existentes e reciclar em outros formatos sociais
Identificar
Identificar ativos que podem ser construídos para seu site
Opções de desenvolvimento de conteúdo
In-house
Custo benefício precisa ser avaliado
Você gasta muiito tempo
Requer equipamento e habilidades
Agência
Requer orçamento maior
Você ganha uma equipe mais experiente
Você ganha mais tempo livre
Freelancer
Tem que achar a pessoa correta
Pode chamar regularmente para suporte
Companhia de produção
Para companhias grandes
Mais custoso, mas mais eficiente
Melhor contratar através da agência para reduzir custos
8 Estratégia de conexão
É uma nova disciplina que nasce completamente do digital. É o entendimento de quais os canais, formatos e momentos são os mais importantes na tentativa de chegar ao público.
Como desenvolver
Pilares de conexão e de objetivo
Significado
Momentos de conexão
9 Plano Estratégico
Nada mais é do que o plano de longo prazo de como sua equipe vai chegar aos resultados de sucesso
Componentes
Marcadores chave
Timelines
Indicadores de sucesso
Depois disso tudo, finalmente estamos prontos para executar o plano. Mas isso, a gente fala no próximo e último post desta série