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Estratégia digital 9 – Você está pronto?

No último post falamos sobre objetivos reais. Bom, nenhum objetivo se torna real se o seu plano não sair do papel. Por isso, hoje falaremos sobre a preparação para a execução. E se você não entender, não se preocupe. Hoje, realmente, é um tema mais técnico do que os outros… 

1 – Conceitos de Preparação

O propósito da preparação é coletar todos os materiais e recursos necessários para colocar a estratégia em ação, ou seja,  consiste em construir as partes da estratégia. As atividades preparatórias para uma boa estratégia digital são:

  • Preparação de ativos
  • Estratégias
  • Conexão

Evidentemente, as estratégias usadas vão depender dos ativos que temos, no entanto, para ficar mais fácil de ilustrar, vamos começar falando das estratégias, e como elas estão vinculadas ao plano e ao objetivo maior. 

2 -Estratégia Abrangente

Essa é sua estratégia geral, aquela que todos envolvidos em cada uma das estratégias posteriores têm que saber de cor e salteado. Se algo é feito, este algo tem que, de alguma forma, se enquadrar aqui. Veja suas principais características:

  • Simples, clara e efetiva
    • Resumida em uma frase
    • Conta qual é seu KSO e como atingi-lo
  • Desenvolvendo um insight (exemplo)
    • Nosso público espera ser engajado por um vídeo 
    • Conteúdo de vídeo que é consumido cria uma experiência positiva
    • Vídeos que são chamativos criam conversão
    • Nossos competidores estão focando em mensagens de vendas constantes
    • O QUE ISSO TE DIZ?  Mensagens emocionais de storytelling vão criar sentimentos positivos
  • Criando uma plataforma estratégica ambiciosa
    • Para desenvolver uma plataforma estratégica é essencial pensar em termos simples
    • Exemplo: através de vídeos chamativos e narrativas emotivas, vamos engajar nosso público a criar um sentimento positivo pela nossa marca= #PlataformaCriativa

3 – Estratégia de busca

O importante aqui é saber: como o seu público vai te buscar? 

  • O que é?
    • Pago vs. Orgânico
    • Dominância do Google: para busca e descoberta, se seu orçamento é pequeno, foque 100% no Google.
    • Meta-tags
    • Conteúdo do site e SEO
  • Keyword Planner
    • Como as pessoas buscam por sua marca
    • Quais a questões comuns
    • Encontre necessidades com conteúdo no seu site
  • Pesquisa semântica
    • Melhorar a assertividade da busca pelo entendimento da intenção de quem busca e o significado contextual dos termos (exemplo é a Alexa)
    • É preciso aprimorar buscas para buscas por voz

4 – Estratégia de display

  • O que é?
    • Formatos visuais
    • Estático Vs. Rich
    • Rede de display do Google
    • Guiando cliques
  • Primordialmente de alcance
    • Não pode ser usado sozinho: é uma estratégia que só funciona em conjunto com social ou com offline
  • Segurança da marca
    • Seu ad pode aparecer em qualquer lugar, e, definitivamente não queremos isso
    • Crescimento das preocupações sobre onde os ads estão sendo exibidos
    • Quão segura está sua marca?
  • Tendências de display
    • Publicidade programática é a automação da compra e venda de display, vídeo e FBX usando lances em tempo real.

5 – Estratégia de Conteúdo

  • O que é?
    • Derivado de sua estratégia global

Captura qual é usa história e qual é sua narrativa

  • Define o propósito do conteúdo
  • Detalha elementos chave
  • Assegura que o conteúdo é desenvolvido para um propósito e efeito. 
  • É um guia de como você cria um conteúdo, qual conteúdo é escrito, quais formatos são selecionados
  • ATENÇÃO, ACHOU COMPLICADO, aqui vai um exemplo: 
    • A estratégia abrangente é criar uma comunidade de defensores apaixonados pela marca através da narração de histórias inspiradoras. 
    • A estratégia de conteúdo para exibir o produto através de um conteúdo estimulante e aspiracional que estimule nossos consumidores a compartilhar os produtos com seus companheiros. 
  • ATENÇÃO, OUTRO EXEMPLO PARA VOCÊ MATERIALIZAR:
    • A estratégia abrangente: comunicar com os consumidores de maneiras únicas e diferentes que mudem as percepções sobre a marca. 
    • A estratégia de conteúdo seria produzir um conteúdo estimulante para nosso público social de formas nunca vistas antes.
  • Planejando conteúdo efetivamente 
    • Estratégia abrangente
    • Plataforma criativa
    • Estratégia de conteúdo
      • Plataforma
      • Timing e frequência
      • Tom
      • Narrativa
    • Planejar o formato
      • Criando um Plano de formatos 
        • Layout todos os conteúdos por um período determinado de tempo
        • Liste todos os canais relevantes
        • Liste todas as copys para cada conteúdo
        • Liste todos os detalhes de formatos
        • Entendas as dimensões e requerimentos de cada site 

6 – Estratégia criativa

  • O que é: a estratégia de longo prazo de como você vai desenvolver o estímulo visual da sua marca. Dita o tema, look, sentimento de todas as suas peças. 
  • Estabelecendo estratégia criativa
    • Estratégia abrangente
    • Plataforma criativa
    • Estratégia criativa
      • Ideias
      • Ativações
      • Visual
      • Narrativa
    • Formatos
  • Havia um mito que o marketing no digital era gratuito. Mas execuções técnicas, criativas e efetivas requerem investimento. Por isso é importante controlar a expectativa. O que acontece de fato é que o Digital é mais barato do que o marketing tradicional. Mas isso está longe de ser grátis Quanto mais técnico e tecnologia forem exigidos, maior o preço. Olha só o gráfico:

o FONTE: ESPM E DMI 

  • Você não pode retirar dinheiro da mídia paga para fazer coisas mais criativas: lembre-se as coisas não se tornam virais sozinhas

7 -Desenvolvendo ativos

Ainda não é exatamente sobre isso (na verdade essa série não se trata disso, mas vai dá para ter uma noção de para onde vai o dinheiro gasto e que o digital não é grátis. Aliás. nada é… 

  • Identificação de ativos
    • Canais
      • Quais canais de mídia você tem?
    • Parceiros
      • Você está trabalhando próximo de “publicadores”?
    • Lista de Ativos
      • Quais ativos criativos estão disponíveis além dos sociais?
    • Variação de formatos
      • Como seus ativos podem ser usados para criar múltiplos formatos?
    • Habilidades e recursos
      • Quais recursos internos e habilidades são necessários para assegurar que você não está tentando fazer coisas demais, além da sua capacidade?
  • Táticas para assegurar a eficiência ao desenvolver ativos
    • Criar
      • Criar ativos que podem ser facilmente convertidos para outras plataformas
    • Converter 
      • Converter ativos existentes em ativos dinâmicos, como no canvas
    • Reciclar
      • Usar ativos visuais existentes e reciclar em outros formatos sociais
    • Identificar
      • Identificar ativos que podem ser construídos para seu site
  • Opções de desenvolvimento de conteúdo
    • In-house
      • Custo benefício precisa ser avaliado
      • Você gasta muiito tempo
      • Requer equipamento e habilidades
    • Agência
      • Requer orçamento maior
      • Você ganha uma equipe mais experiente
      • Você ganha mais tempo livre
    • Freelancer
      • Tem que achar a pessoa correta
      • Pode chamar regularmente para suporte
    • Companhia de produção
      • Para companhias grandes
      • Mais custoso, mas mais eficiente
      • Melhor contratar através da agência para reduzir custos

8  Estratégia de conexão

É uma nova disciplina que nasce completamente do digital. É o entendimento de quais os canais, formatos e momentos são os mais importantes na tentativa de chegar ao público. 

  • Como desenvolver
    • Pilares de conexão e de objetivo
    • Significado
    • Momentos de conexão

9 Plano Estratégico

Nada mais é do que o plano de longo prazo de como sua equipe vai chegar aos resultados de sucesso

  • Componentes
    • Marcadores chave
    • Timelines
    • Indicadores de sucesso

Depois disso tudo, finalmente estamos prontos para executar o plano. Mas isso, a gente fala no próximo e último post desta série

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