COMO APARECER NO MERCADO – Marketing Médico – MedTarget
COMPREENDENDO O CÓDIGO
26 de abril de 2020
PÚBLICO-ALVO NÃO EXISTE!
28 de abril de 2020
Show all

COMO APARECER NO MERCADO

A sociedade é cíclica em quase todos os sentidos. E está mais do que evidente o que fez a sociedade responder através de uma revalorização da saúde e do ser humano:

  • O aumento exponencial dos níveis de estresse.
  • A rarefação de nosso tempo livre.
  • A diminuição do tempo para o lazer.
  • A digitalização das nossas relações.
  • A redução de nossa qualidade de vida.

Uma dessas respostas é a nova geração saúde, que se preocupa tanto com a sanidade física quanto com a mental, valorizando tudo aquilo capaz de fazê-la sentir-se bem. Neste contexto, os novos ideais da sociedade saudável envolvem:

  • Estética.
  • Cuidar do corpo.
  • Maior contato com a natureza.
  • Turismo.
  • Adoção de hábitos mais saudáveis.
  • Retirada de alguns vícios.
  • Valorização do prazer.

Hoje, saúde é prioridade de todos e as informações sobre ela estão cada vez mais acessíveis – confiáveis ou não – pelo advento da internet.

A EFERVESCÊNCIA DO MERCADO

A nova geração saúde criou dois comportamentos quase que óbvios: o primeiro é o aumento da procura por profissionais da saúde, sejam médicos, nutricionistas, educadores físicos ou fisioterapeutas.

Entretanto, o público atual é muito mais exigente e ávido por esclarecimento, já que ele pode acessar informações básicas a todo momento e confrontá-las.

A contrapartida dessa procura pela saúde é o segundo comportamento criado na contemporaneidade: o aumento da oferta de bons profissionais e, por assim dizer, uma efervescência do mercado, cheio de opções e oportunidades para ambas as partes do processo.

Por outro lado, em qualquer mercado aquecido, com tanta abundância em oferta qualificada e procura, aparecer é uma tarefa hercúlea. Evidentemente, profissionais renomados e consolidados no mercado saem na frente nessa, por assim dizer, disputa. Entretanto, mesmo eles têm de se render à comunicação para não cair no ostracismo. Afinal, novos profissionais, talvez mais acessíveis, vão, através de sua competência, se consolidando e criando eles seu lugar ao sol, diminuindo, portanto, a distância aos grandes nomes de cada área.

DESTACAR NO MERCADO

Em qualquer mercado aquecido destacar-se na multidão é uma tarefa hercúlea. Por isso, vemos toda sorte de bizarrices, cujo objetivo é simplesmente aparecer. De fato acontece, mas será que isso é sustentável?

Na área médica, a publicidade sofre severas restrições do Conselho Federal de Medicina (CFM), através do Manual de Publicidade Médica. Esse manual e suas orientações têm de ser mais do que meramente seguidas, por pura e simples obrigação. Elas precisam ser incorporadas e compreendidas, por médicos e publicitários, para permitir a realização plena de um trabalho pertinente, ético, legal e assertivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *