Estratégia digital 4 – Gasto ou investimento? É a hora de falar sobre dinheiro – Marketing Médico – MedTarget

Estratégia digital 4 – Gasto ou investimento? É a hora de falar sobre dinheiro

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Estratégia digital 4 – Gasto ou investimento? É a hora de falar sobre dinheiro

Uma dúvida que sempre fica em um leigo quando busca o trabalho de publicidade e marketing é: quando vou ver o dinheiro investido de volta? Essa é uma das perguntas mais injustas que se pode fazer. É aí que entra o famoso conceito de ROI (Return on Investiment), ou retorno no investimento. Em termos simplistas é o custo do investimento no digital pelo retorno que ele gera

1 – O ROI é injusto

O fato é que o conceito de ROI é comumente usado, normalmente mal interpretado e desapropriado de forma injusta. Isso porque as pessoas, pragmáticas querem o retorno monetário e isso é incrivelmente inapropriado, para não repetir a palavra injusto. A grande verdade é que, na maioria das vezes, o digital não se equipara ao valor monetário, ele  é muito maior que isso.  

  • Medindo o sucesso

Como você mede o seu sucesso? É de forma apenas monetária? Quanto custa a sua imagem? Aqui é a hora de discutir alguns pontos sobre isso…

  • Vendas Vs. Leads

As vendas, ou qualquer tipo de conversão monetária, no mundo digital só servem como medida de sucesso se você puder rastreá-las efetivamente de ponta a ponta, ou seja, em e-commerces. Qualquer outro caso essa é uma medida que pode distorcer a realidade.

Já os leads são muito subestimentados. Você pode capturar um lead que vai se tornar uma conversão futura, portanto não se pode desprezá-los

  • Engajamento

O resultado mais comum no digital é o engajamento, que pode até ser o objetivo final de campanha. O complexo é entender como e em quanto o tempo o engajamento vira lead e em quanto tempo esse lead vira cliente. Para se ter uma ideia, o processo de compra de um celular (desde a pesquisa até a confirmação) dura, em média, 6 meses. Imagine a busca por um procedimento estético. 

  • Papel da Equipe

Se o seu negócio não é um e-commerce e é impossível ser rastreado de ponta a ponta, você precisa de uma equipe eficiente. Esta equipe precisa saber perguntar: “onde você ouviu falar de nós” e é preciso saber cruzar e interpretar os dados (aqui explico que nem sempre é possível confiar no que o cliente diz), caso contrário, seu digital não pode ser mensurado. 

  • ROI realista

O ROI Realista não pode, nem deve ser exclusivamente monetário. Na verdade, tem que desprender disso, sem, claro, ser irresponsável financeiramente. Então, o ROI justo, na verdade, envolve três pontos básicos:

  1. Métricas: escolha de métricas em conformidade com o seu negócio  e seu objetivo. Se você não é um e-commerce, por exemplo, nem pense em metas de aumento de faturamento aqui
  2. Relevância: Entenda como essas metas são relevantes ao seu negócio, como elas vão melhorar o seu KSO e cumprir seus objetivos com digital
  3. Custo comercial: Claro, estar dentro da sua realidade financeira e ter um custo benefício vantajoso.

No próximo post, vamos mostrar como saber os recursos necessários para investir no digital. Não percam.

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