Repita! – Marketing Médico – MedTarget
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Repita!

Você se incomoda com a repetição em seus conteúdos todo o mês?  Se incomoda em, de tempos em tempos, ter temas semelhantes com roupagem nova?

Se você respondeu sim, bom, tenho uma notícia para lhe dar: repetir é fundamental! Isso mesmo. E não se preocupe: a repetição bem-feita não é tediosa e há vários motivos para isso e, claro, explicaremos um-a-um:

1.       Audiência Rotativa

A audiência do seu perfil é rotativa, bem como o conteúdo que o Instagram vai entregar a ela. Ou seja, quem viu seu conteúdo específico sobre um tema em um mês, não será o mesmo que verá em outro. Aliás, não garantia de quando e quem verá o seu conteúdo. Então imagine perde um paciente, ou seguidor, que não viu o conteúdo que queria porque você teve medo de ser repetitivo?

2.       Quem manda é o público

Existe uma regrinha em que 80% do conteúdo precisa ser definido pelo público e seu interesse. Abra caixas de perguntas e veja você mesmo: por mais que você poste, as dúvidas são recorrentes. Isso acontece porque existem de fato procedimentos e temas que são mais recorrentes e que geram mais interesse. Quanto mais interesse, mais dúvidas. E não interessa o quanto você poste sobre isso: sempre haverá questionamentos sobre o tema.

3.       Temas infinitos. Interesses limitados

A gente sabe: a medicina, ou mesmo uma especialidade médica, aliás, até uma cirurgia, tem diversas nuances. É óbvio que você tem muito mais conteúdo e conhecimento para oferecer. Agora, o seu público tem interesse por isso?

Entendam: há interesse e públicos interessados em tudo, a questão é: o SEU público tem interesse nisso? Mirem neste exemplo: você pode postar um tipo de conteúdo supercomplexos que vai gerar interesse enorme entre pesquisadores e estudantes de medicina, mas que para os pacientes não representa nada. Ou seja, se seu objetivo for chegar em seus colegas, estudantes e pesquisadores, serão ótimos conteúdos para o seu Insta. Se você quer chegar nos pacientes, será ineficaz, por mais que a cada dia você poste algo diferente.

Por outro lado, se você posta com diferentes roupagens, repetidamente temas que são de interesse do seu público, esteja certo: eles vão acompanhar.

4.       Aprendizado por repetição

Nós aprendemos por repetição. E isso tem um motivo: a repetição nos faz memorizar e automatizar comportamentos, nos traz familiaridade. As pessoas se sentem mais confortáveis quando estão familiarizadas com algo. Se você não segue uma linha de conteúdo, elas se sentirão desconfortáveis neste perfil. Lembre-se: por mais que elas se engajem, elas nem sempre vão ler tudo, estamos trabalhando com automatismo. Assim, é preciso que você reforce reiteradamente sobre o quê você está falando. Isso é mais importante ainda em áreas da medicina com as quais o público não está familiarizado.

5.       Identidade e autoridade

Postar o mesmo tema sobre diversos prismas trará as pessoas a imagem de um especialista. Se cada dia você posta um tipo de procedimento completamente diferente, sobretudo em áreas que são menos familiares ao público, eles não saberão exatamente quando recorrer a você. Será que ele é especialista em quê? Melhor ter um foco e criar autoridade nisso.

6.       Algoritmo

Quanto mais coisas você falar sobre um determinado tema e mais interações tiver naquele tema, mais a ferramenta entenderá que seu perfil é relevante naquilo. Agora se você falar de um procedimento hoje e só repetir daqui a três meses, certamente o algoritmo não vai considerar seu perfil relevante naquele tema específico.

MAS QUE FIQUE CLARO REPETIÇÃO NÃO PRECISA SER MAÇANTE

E isso é um fato. Você pode falar de aspectos diferentes de um mesmo procedimento, usar as dúvidas dos seguidores para criar abordagens para falar do tema. Está com dificuldade em criar novos temas sem parecer repetitivo?

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