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Estratégia digital 10 – Fazendo e aprendendo

Depois dessa série de dez posts em que falamos sobre estratégia digital: os princípios básicos, os ciclos de estratégia, falamos o que é planejamento, os investimentos, ROI, o orçamento, pesquisa, objetivos e preparação. Agora, no Grand Finale vamos falar sobre a execução da estratégia e do aprendizado, porque, como vimos lá atrás quando falamos de ciclo, nem sempre a teoria é vista na prática e, obviamente, é necessário aprender com isso. 

EXECUÇÃO

1 – Conceitos de execução

Execução nada mais é do que a implementação da estratégia, conteúdos e campanhas e as principais atividades neste sentido são:

  • Desenvolver plano de lançamento
  • Implementar plano de mídia
  • Gerenciar a conexão das estratégias

2 – Plano de lançamento

Um bom plano de lançamento precisa de seguir alguns pontos cruciais, ser claro e objetivo.

  • Gerenciando seus canais com efetividade
    • Quais papéis os membros do time têm no lançamento?
    • Quem é responsável por implementar?
    • Como o gerenciamento se distingue entre canais?
    • Quando serão feitas as ativações específicas?
    • Quais as atividades chave e eventos ocorrerão? 
    • Discutir o plano regularmente incluindo as atividades “ativas”?
  • Acompanhamento diário
  • Usar micro momentos (Stories)
  • Especificações de canal

3 – Plano de mídia

É o anteprojeto de como a mídia paga será implementada em um período de tempo específico, ou seja, como vamos usar a publicidade para divulgar nosso projeto

  • Implementando a publicidade paga (melhor custo benefício da mídia)
    • Nem toda rede têm opções de anúncios
    • Muitas que têm não têm plataformas disponíveis em todo o mundo
    • Alguns canais tem benefícios em formatos, público, custo e eficiência
  • Facebook e Instagram tem o menor custo por ação
  • Como construir: é um anteprojeto de como serão comprados os anúncios em relação às campanhas

Fonte: DMI

4 – Indicadores de sucesso

O primeiro ponto a ser entendido aqui é que você é único, portanto, não se compare com os outros: compare consigo mesmo. A ideia é você melhorar em relação a você mesmo. Por isso, é essencial ter seus KPI em mente, focando sempre neles e em seus progressos. Se seu concorrente está tendo sucesso em algum aspecto, parabéns para ele. Foque no seu! 

5 – O valor do social

As mídias sociais nem sempre apresentam resultados que nos aparecem como palpáveis à primeira vista. Mas subjetivamente, faz muita diferença. 

  • Como o social acrescenta valor às outras mídias: o digital aumenta o engajamento offline. Integrado à TV, por exemplo, aumenta 40% a eficácia da TV. Os motivos:
    • Engajamento de Relações Públicas
    • Laboratório para ideias
    • Engajamento de influenciadores digitais
    • Mapeamento de pico de audiência de TV
    • Mapeamento de pico de audiência de rádio
    • Integração de hashtags
  • Integrar o digital com o offline
  • Integrar em locais que façam sentido para você. 

APRENDIZADO

1 – Conceitos de aprendizado

O propósito do aprendizado é assegurar desenvolvimento consistente, aprimoramento de desempenho e ganhar insight – com acertos e erros:

  • Identificar mudanças com base em volumes grandes de dados
  • Atividades:
    • Análise de performance
    • Identificação de padrões
    • Identificação de comportamentos
  • Mensuração incorporada
  • É feita no planejamento de cada atividade, então cada passo de campanha ou atividade é feita com uma mensuração em mente:
    • Muita gente mede depois da campanha pronta e se pergunta porque não conseguem afirmar o desempenho de algo a não ser apenas uma série de KPIs. A Mensuração está tratando da relação dos KPIs com os resultados. Ou seja, KSO. 
    • É preciso medir a execução e se perguntar: “por que estamos fazendo cada coisa?“

2 – Relatórios

O propósito do aprendizado é assegurar desenvolvimento consistente, aprimoramento de desempenho e ganhar insight – com acertos e erros:

  • Táticas chave de relatórios 
    • Benchmarks e tendências

Fonte: DMI

  • 5 por quês: a cada informação você pergunta 5 por quês, sendo que cada um se refere à resposta do anterior, então trabalhamos a solução da 5ª resposta.
  • Curto prazo Vs Longo Prazo
    • Curto prazo
      • Diário semanal e mensal
      • Ajustes e análises conforme KPIs e performance de curto prazo
    • Longo prazo
      • Quadrimestral, anual, bienal
      • Insights e decisões estratégicas maiores
  • Implementando mudanças – áreas chaves para observar e melhorar o desempenho

3 – Desenvolvimento contínuo 

Você precisa acompanhar seu mercado e a indústria do digital e suas tendências:

  • Novos canais
  • Aprimoramento de canais
  • Novas tecnologias
  • Comportamento do consumidor
  • Uso do Mobile

4 – Modelo de planejamento cíclico

Anteriormente, já falamos sobre o modelo cíclico, mas para que é usado? Na verdade, ele assegura que os resultados de campanhas e atividades serão consistentemente implementados em novas campanhas e atividades

  • Processo interativo – ver aqui sobre  PROPEL
  • Fatores atribuídos para estratégias de longo prazo bem-sucedidas
    • Medição constante
    • Manutenção do padrão de medição
    • Revisão regular de performance
    • Aumento de investimento
  • Métodos de revisão
    • Revisões anuais
      • Fazer em equipe, fora do escritório em ambientes informais
    • Áreas campeãs
    • Auditoria de equipe
    • Análise de tendências
    • Input de equipe
    • Uso do Mobile

5 – Trabalho em equipe

O digital é muito abrangente para se aventurar sozinho e não adianta: mesmo no digital, as pessoas estão no centro, portanto, concentre-se em ter uma boa equipe. E isso não é fácil

  • Como estabelecer uma equipe digital de sucesso:
    • Tenha membros da equipe com áreas específicas de expertise
    • Pedi-los para manter pensamento de liderança e entendimento em cada área
    • Pedi-los para manter a equipe atualizada sobre sua área
    • Assegure que os resultados de campanhas e atividades serão consistentemente implementados em novas campanhas e atividades
  • Brainstorming
    • Leve às pessoas para uma sala com um briefing simples, sem regras e peça ao grupo para jogar ideias
    • Brainstorming é pouco usado
    • Isso não só serve para cobrir ideias, mas motiva a equipe que veem suas ideias sendo usadas

Então, está pronto para lançar sua estratégia digital?  Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo Instagram

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